Protesto com ou sem força? Não sei se é bem vandalismo.

Serei  breve sobre isso o que vem a ser vandalismo ou não.
Uma breve, muito breve história sobre revoluções.

Bom com exceção da ocorrida na Índia com Mahatma Gandhi, - e mesmo assim por motivos bem particulares, - as revoluções tem um caráter intrínseco de violência durante suas manifestações. A violência esta intimamente ligada aos movimentos revolucionários, ainda mais quando falamos do grupo de vanguarda dos protestos (a galera que vai na frente).

Revoluções sempre foram violentas, pense em um período, citando as mais famosas como revolução inglesa ou a revolução francesa, violência era a pratica padrão, não da maioria mais de uma parte significativa.

Trazendo para os dias atuais, que me diz no período da ditadura? Eram passeatas pacificas? E galera que roubava bancos, sequestrava e coisas do tipo? Há vem um camarada e vai dizer que os tempos eram outros... tem certeza? Os problemas também eram outros em parte, mas o fato é, a violência também foi usada de forma abrangente.
Do que dizer as revoluções que estão ocorrendo nos países do oriente médio? Também violentas não é? Então diz novamente que lá é diferente... sempre com este argumento... o povo sem argumento valido.

Para resumir minha opinião sobre. Quebrar, roubar e atacar patrimônio CIVIL, de trabalhador, de pequenos empresários. Quebrar pontos de ônibus (que são usados somente pela polução) é um grande erro, perpetrado por prováveis vagabundos que fogem da sala de aula e só querem zoar e nada de estudar. Sendo assim, na minha opinião é muito errado (mas admito que faz parte) este tipo de depredação. Contudo, atacar os "bens" públicos que são usados pelos tais corruptos e ladrões do povo chega a ser simbólico e totalmente legitimo.

Eu estava na, ALERJ como podem ver por vídeos que eu postei, não me envolvi em quebra quebra, mas aqueles que lá estavam SÓ fizeram porque tinha uma grande multidão a retaguarda. Se na rio branco tinha "só 100 mil pessoas" (acho que tinha muito mais), lá nas proximidades da Alerj deveriam ter umas 10 mil ou mais. E sem estas pessoas na retaguarda apoiando, mesmo de forma indireta eles não invadiriam a ALERJ. Vi "vândalos" quebrando lojas e pessoas vaiando estes, mas vi as mesmas pessoas aplaudindo a tomada da Alerj...

Já me estendi por demais. Fique com dois vídeos significativos sobre o assunto. Repare que os vídeos não são gravados a poucos dias, mas sim feitos muito antes destas grandes manifestações.




Note que neste vídeo, ao meu entender, o reporte não contradiz  a minha fala ou a fala do Boechat, mas ele exige uma coisa que eu costumo dizer na escola (hoje mesmo falei coisas do tipo para alunos falando que iriam para a manifestação)

Querem exigir educação, MAS NA SALA DE AULA só querem zoar, não aproveitam a educação particular que estão tendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário