O Guia do Mochileiro das Galáxias

 A parte em vermelho é classificada como spoiler. Caso leia a perte vermelhoa poderá descobrir coisas sobre o livro que você preferiria descobrir ao lelo. Vá por conta e risco.

             Se você é fã da ficção científica e não conhecer esta serie de livros ao brilhante autor Douglas Adams, você definitivamente esta perdendo uma viagem a loucura do universo, literalmente.
             Mesmo para aqueles que não gostam de assuntos do universo “Nerd” mas não querem ficar de fora dos mais variados assuntos nas rodas de amigos e desconhecidos, o livro se torna indispensável. Simplesmente ser um compêndio diminuto de referencias a assuntos das mais diversas abordagens de forma rápida e muitas vezes não detectável em primeiro momento. Não são todos que percebem a referencia ao nome de Ford Prefect ao automóvel muito popular da época em que o livro foi escrito. Enxurrada de referencias podem ser achadas, de forma fluida e uma nova onde de inúmeras referencias foi criada com o livro.                

 Ford Prefect
             O dia da Toalha, dia 25 de maio, é referencia direta do livro e nerds e fãs por todo o mundo saem neste dia carregando uma toalha por onde forem para fazer cumprir o equipamento mais básico de um Mochileiro das Galáxias, sua toalha.

             Quando peguei o livro pela 1º vez para ler, tinha uma idéia totalmente diferente de o que acharia em seu conteúdo. Um livro que conhecia somente por nome e nunca havia visto a cara. O livro é pequeno, todas os 5 livros são quase do mesmo tamanho, contanto com não mais de 200 paginas e do tamanho de um palmo. Achava que seu conteúdo era falando sobre o GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS, ou simplesmente de algum GUIA de mochileiros pela galáxia ou algo do tipo. Não o livro não anda nem próximo disto. O Guia efetivamente existe, mas é uma espécie de Wikipédia galáctica onde inúmeros viajantes, a qual Ford Prefect é um destes viajantes, desbravam ou simplesmente viajam por todos os cantos da galáxia escrevendo “analises e relatórios” dos aspectos dos locais que visitam ou moram. Mas o “guia do mochileiro” que esta muito para um tablets, hoje bem populares, é apenas um gostinho do livro, a história se passa falando da vida de Arthur Dent e de todas as arapucas que a vida o lança e/ou seus amigos o fazem entrar.

Uma das mais fortes referencias do Livro. Simplesmente incrivel!
             Tudo bem que Ford Prefect geralmente o faz sair dos problemas que ele mesmo causa e até de outros que ele não é precursor, mas isso não faz Arthur se sentir melhor e a confusão que Arthur se encontra na maior parte do livro faz parte do charme da aventura. Muitas vezes nos, leitores, nos sentimos como Arthur se sente em um mundo totalmente novo onde ele acabou de ser retirado do planeta Terra que acabou de ser demolido, isso mesmo demolido como uma casa que esta no meio do caminho da rodovia, para a construção de uma Hiper-via espacial. O livro ainda trás Trillian, uma mulher, humana importante frisar,  que Arthur havia conhecido em um festa mas o ignorou depois de receber uma cantada incrivelmente simples e boba de um alienígena de duas cabeças chamado Zaphod Beeblebox, ele tem duas cabeças mas a outra estava oculta em uma gaiola de papagaio, sim era uma festa à fantasia. Estes 3 personagens ainda contam com a presença de um robô que é um dos pontos altos da saga, Marvin, o robô maníaco depressivo que faz tudo pela equipe mas não antes de reclamar e reclamar e reclamar, reclama mais que..., enfim mais que sua mãe ou sua esposa.
             Tudo isso abordo de uma incrível nave espacial movida com um “Gerador de improbabilidade Infinita” que Zaphod Beeblebox roubou só por achar que seria divertido.
Douglas Adams, Inglês,  famoso por ter escrito esquetes para a série televisiva  Monty Python's Flying Circus. Morreus aos 49 anos em 11 de maio de 2001  na cidade de Santa Bárbara (Califórnia) 
             Bom fica aqui minha recomendação com louvor a este incrível livro.
             Existe uma ressalva. Como a leitura é bem confusa, por exemplo, um Tio meu não consegui acompanhar a idéia e nem o tipo de leitura, compre o primeiro livro e caso se ajuste a leitura seja feliz com todos os outros 4 livros. Existe um sexto livro, mas este sexto foi escrito por outro autor “imitando” a forma de escrita de Douglas Adams, dizem que é bom.
             Uma curiosidade, a idéia original da serie era ser uma trilogia, tendo a aventura de Artur Dent finalizada no terceiro livro, porém o sucesso foi tanto que o quarto livro e posteriormente o quinto foram publicados tendo grande sucesso também.
                Conclusão, Douglas Adams criou a idéia dos Tablets, da internet de alta velocidade sem fio - Wi-Fi - (rede rede Subetanet) e o Wikipédia.


Um comentário:

  1. Li por indicação (indireta) do Esc, e AMEI!!
    Tb indico mto esse livro, pq além de clássico ele é excelente!!!

    ResponderExcluir